Sentidos e Conflitos

O que podemos aprender com os SENTIDOS para gerar bons Resultados…

Quando as pessoas precisam revolver problemas, é possível que nasça um conflito, pois é bem comum olharmos a realidade pelo nosso próprio ponto de vista, e assim sendo o EU sempre está certo.

Ainda bem que isso não é uma constante, e devemos ter muito cuidado para que as tomadas de decisões em conjunto, não se tornem um rinque.

Sabemos que liderança é processo e mudança continua.  O fato é que não temos 90% de controle das coisas que acontecem conosco, mas temos 100% do controle de nossas Atitudes diante de cada acontecimento.  Mas como resolver situações de forma serena e tranquila?

VER
Sempre gosto de relembrar a frase do coelho no conto de Alice no país das Maravilhas. “Se você não sabe para onde está indo, então qualquer caminho serve”

É importante saber enxergar onde desejam chegar, identificar um ponto em comum, uma meta em conjunto. É doloroso manter um dialogo onde cada um quer apenas olhar seu próprio horizonte.  Se quiser caminhar vá!  Mas se quer chegar mais rápido e melhor, siga com alguém.

Quando visualizamos juntos o objetivo, a meta em comum, há menos dores e perturbações, e ainda fortalecemos nosso sistema imunológico.

FALAR
Seja qual for o relacionamento, temos que manter cuidado com o que falamos.  Afinal uma palavra mal colocada poderá trazer serias consequências negativas.

Mas aqui tem outro ponto bem importante, além do que falamos é MUITO importante o cuidado com a FORMA como falamos.  O COMO irá fazer toda a diferença. O tom de voz, é disso que estamos falamos nesse momento.

Já ouviu alguém dizer: “Não gostei como fulano falou” ou “Não gostei do tom de voz dele”
Aos gritos ou com deboche não alcançamos na linha de chegada, e o resultado não será dos melhores.

OUVIR
Um problema sério nas organizações e na família, e que nem sempre paramos para ouvir o outro.  Como resolver conflitos, se não ouvimos o argumento do outro, e assim podermos fazer uma boa analise e compreender se o meu EU ou o ELE tem uma melhor visão da solução???
Aceitar um ponto de vista diferente do nosso, não nos diminui em nada, pelo contrario, pode fortalecer um espírito de líder.

Podemos fazer uma viagem de várias formas, carro, ônibus, avião… e iremos chegar, mas como falamos no item VER, é importante saber o que queremos com a viagem, qual meta deve ser atingida.  Nem sempre a via mais rápida é a melhor.

Degustar
Uma das coisas que mais sentimos prazer é comer.  Mas há uma diferença entre comer e degustar.  Comer pode ser um ato rotineiro e às vezes até apressado.  Degustar requer experimentar com atenção e deleite o sabor do que estamos comendo.  Sentir o sabor.

Em um bom dialogo, não devemos agir apenas pela emoção ou calor do momento. É importante perceber o que está acontecendo e usar as ferramentas necessárias para um dialogo que gere bons resultados.

SENTIR
Uma discussão pode ter um lado positivo, quando aprendemos a sentir a situação e evitar que a coisa saia do controle.  Podemos aproveitar para vivenciar uma atitude positiva e pacificadora, usando autoconhecimento e contribuindo para que o outro entre em modelagem, partindo do seu próprio exemplo.

É possível mudar, quando aprendemos que sempre temos que aprender!

 

Sucesso e Paz,
Deus te abençoe!

Paulo Cesar
Palestrante e Coach

Comentários

Comentários

Paulo Cesar

Filósofo e Teólogo formado pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro, Coach pela International Coaching Community (ICC) Master Practitioner em Programação Neurolinguística pelo Instituto de Neurolinguística Aplicada (Inap). Paulo Cesar realiza palestras com foco em Liderança, Motivação, Vendas e Comunicação é especializado no desenvolvimento do potencial humano por meio do Autoconhecimento e do aumento da Competência Emocional e Busca do Sentido.Criador do Programa “Metanoia – Mudança de Comportamento e Pensamento”, com alto impacto atitudes geram resultados concretos, Paulo Cesar com sua longa experiência saber fazer os participantes encontrarem o que há de melhor dentro de si e os conduz a novas realidades. Formações: • Filósofo pela Faculdade São Bento do rio de Janeiro; / • Teólogo pela Faculdade São Bento do rio de Janeiro; / • Coach pela International Coaching Community (ICC); / • Formação em Coaching com PNL pela IbraCoaching; / • Formação, Profissionalização e Certificação Internacional em Coaching, Mentoring e Holomentoring® pela Holos Desenvolvimento Humano EAD Brasil; / • Master Practitioner em Programação Neuroligüística pela khalan; / • Participou de eventos diretamente com Rodrigo Cardoso, criador do Programa Ultrapassando Limites. Livros: • Organização de Eventos – Do Casual ao Congresso; / • Entrevista de Emprego – Guia para Entrevistador e Entrevistado; / • Inteligência Emocional – História, Conceitos e Utilização. Site: http://www.palestrantepaulocesar.com.br/ | Facebook: https://www.facebook.com/palestrantepaulocesar/ | Twitter: https://twitter.com/paulocesarphn | Instagram: https://instagram.com/paulocesarphn/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *